CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA
Atividade desenvolvida como parte do projeto: CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA, pelos alunos do 7º ano, da EMEF. Castro Alves, nas aulas de geografia, com a supervisão da professora Micheline Do Nascimento Budel.
A proposta consiste em produzir uma maquete representando o bairro Passo D'Areia e o entorno da EMEF Castro Alves, utilizando materiais preferencialmente recicláveis.
A escola está localizada em uma planície de inundação, onde passa o Arroio Cadena. Nos últimos anos, a Vila Oliveira, onde a escola está situada, registrou um crescimento populacional significativo, porém sem planejamento urbano adequado e com ocupações irregulares.
Atualmente, é possível observar acúmulo de lixo em diversos pontos do bairro, além de terrenos abandonados sem limpeza, situação que compromete a saúde da população e contribui para o assoreamento e poluição do leito do Arroio Cadena.
A maquete deverá ilustrar:
A localização da escola e do Arroio Cadena;
As áreas de ocupação irregular e pontos de acúmulo de resíduos;
Propostas de soluções sustentáveis, como áreas verdes, coleta seletiva e preservação de margens.
O uso de materiais recicláveis será fundamental para reforçar a importância da educação ambiental e da consciência ecológica, estimulando a reflexão sobre os problemas locais e possíveis melhorias para a qualidade de vida da comunidade.
Maquete – CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA
1. Objetivo
Representar o bairro Passo D’Areia, a EMEF Castro Alves e o Arroio Cadena, mostrando:
Situação atual: acúmulo de lixo, terrenos baldios e poluição.
Proposta sustentável: áreas verdes, limpeza e preservação ambient
2. Materiais (preferencialmente recicláveis)
Base da maquete: papelão ou tampa de caixa.
Construções: caixas de fósforo, embalagens de remédio, papelão.
Árvores/vegetação: tampinhas pintadas, rolos de papel higiênico, galhos secos, esponja velha pintada de verde.
Arroio Cadena: papel azul, embalagens plásticas transparentes ou tecido.
Pessoas/animais: tampinhas pequenas, massinha caseira.
Resíduos/lixo: pedacinhos de papel colorido, restos de embalagens.
Cola: cola branca, fita adesiva, cola quente (se possível).
Tintas: guache ou acrílica (pode ser feita com pigmentos naturais, como café ou beterraba).
Rótulos e legendas: papel reaproveitado.
3. Etapas de Construção
Etapa 1 – Pesquisa e croqui
Pesquisar imagens, observar o leito do arroio, fotografar áreas do bairro que possam auxiliar na construção da maquete.
Fazer um rascunho da maquete no papel, marcando:
Escola
Arroio Cadena
Áreas de lixo/terrenos baldios
Casas e ruas
Espaços verdes propostos
Etapa 2 – Montagem da base
Usar papelão como suporte, isopor ou outro material reciclável.
Pintar ou cobrir com papel para representar o solo e a água.
Marcar com lápis as divisões (ruas, arroio, terrenos, edificações, áreas de lazer).
Etapa 3 – Representação da situação atual
Montar pequenas casas (caixas ou papelão).
Colocar pequenos montes de “lixo” (pedaços de papel e plástico).
Reproduzir o arroio com partes poluídas (sacos plásticos, tampinhas).
Etapa 4 – Representação das soluções
Criar áreas verdes (árvores com galhos secos e esponja pintada).
Limpar visualmente o arroio na maquete.
Criar lixeiras e pontos de coleta seletiva (caixinhas pequenas pintadas).
Mostrar calçadas e ruas organizadas.
Etapa 5 – Legendas e informações
Colocar plaquinhas com nomes (“Escola EMEF Castro Alves”, “Arroio Cadena”, “Área de preservação”).
Indicar antes e depois usando cores diferentes (por exemplo, vermelho para problemas e verde para soluções).
Etapa 6 – Apresentação
Cada grupo explica a parte que construiu.
Destacar a importância de:
Não jogar lixo no arroio
Cuidar dos terrenos
Preservar áreas verdes
Planejamento urbano sustentável
Para deixar mais interativo, a maquete pode ser dividida em duas partes, lado a lado:
Lado esquerdo: situação atual (lixo, poluição, áreas degradadas).
Lado direito: proposta sustentável (limpeza, áreas verdes, rio preservado).
Observações:
A maquete poderá ser feita em grupos mistos das turmas 71 e 72;
Nº de alunos: Individual, duplas e trios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário