quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Maquetes sobre o bairro: Passo d'a Areia- Vila Oliveira.

  CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA

Atividade desenvolvida como parte do projeto:  CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA, pelos alunos do 7º ano, da EMEF. Castro Alves, nas aulas de geografia, com a supervisão da professora Micheline Do Nascimento Budel.

A proposta consiste em produzir uma maquete representando o bairro Passo D'Areia e o entorno da EMEF Castro Alves, utilizando materiais preferencialmente recicláveis.

A escola está localizada em uma planície de inundação, onde passa o Arroio Cadena. Nos últimos anos, a Vila Oliveira, onde a escola está situada, registrou um crescimento populacional significativo, porém sem planejamento urbano adequado e com ocupações irregulares.

Atualmente, é possível observar acúmulo de lixo em diversos pontos do bairro, além de terrenos abandonados sem limpeza, situação que compromete a saúde da população e contribui para o assoreamento e poluição do leito do Arroio Cadena.

A maquete deverá ilustrar:

  • A localização da escola e do Arroio Cadena;

  • As áreas de ocupação irregular e pontos de acúmulo de resíduos;

  • Propostas de soluções sustentáveis, como áreas verdes, coleta seletiva e preservação de margens.


O uso de materiais recicláveis será fundamental para reforçar a importância da educação ambiental e da consciência ecológica, estimulando a reflexão sobre os problemas locais e possíveis melhorias para a qualidade de vida da comunidade.

Maquete –  CUIDAR E ENSINAR: UM RIO, UM BAIRRO, UMA ESCOLA

1. Objetivo

Representar o bairro Passo D’Areia, a EMEF Castro Alves e o Arroio Cadena, mostrando:

  • Situação atual: acúmulo de lixo, terrenos baldios e poluição.

  • Proposta sustentável: áreas verdes, limpeza e preservação ambient

2. Materiais (preferencialmente recicláveis)

  • Base da maquete: papelão ou tampa de caixa.

  • Construções: caixas de fósforo, embalagens de remédio, papelão.

  • Árvores/vegetação: tampinhas pintadas, rolos de papel higiênico, galhos secos, esponja velha pintada de verde.

  • Arroio Cadena: papel azul, embalagens plásticas transparentes ou tecido.

  • Pessoas/animais: tampinhas pequenas, massinha caseira.

  • Resíduos/lixo: pedacinhos de papel colorido, restos de embalagens.

  • Cola: cola branca, fita adesiva, cola quente (se possível).

  • Tintas: guache ou acrílica (pode ser feita com pigmentos naturais, como café ou beterraba).

  • Rótulos e legendas: papel reaproveitado.

3. Etapas de Construção

Etapa 1 – Pesquisa  e croqui

  • Pesquisar imagens, observar o leito do arroio, fotografar áreas do bairro que possam auxiliar na construção da maquete.

  • Fazer um rascunho da maquete no papel, marcando:

    • Escola

    • Arroio Cadena

    • Áreas de lixo/terrenos baldios

    • Casas e ruas

    • Espaços verdes propostos



Etapa 2 – Montagem da base

  • Usar papelão como suporte, isopor ou outro material reciclável.

  • Pintar ou cobrir com papel para representar o solo e a água.

  • Marcar com lápis as divisões (ruas, arroio, terrenos, edificações, áreas de lazer).

Etapa 3 – Representação da situação atual

  • Montar pequenas casas (caixas ou papelão).

  • Colocar pequenos montes de “lixo” (pedaços de papel e plástico).

  • Reproduzir o arroio com partes poluídas (sacos plásticos, tampinhas).

Etapa 4 – Representação das soluções

  • Criar áreas verdes (árvores com galhos secos e esponja pintada).

  • Limpar visualmente o arroio na maquete.

  • Criar lixeiras e pontos de coleta seletiva (caixinhas pequenas pintadas).

  • Mostrar calçadas e ruas organizadas.

Etapa 5 – Legendas e informações

  • Colocar plaquinhas com nomes (“Escola EMEF Castro Alves”, “Arroio Cadena”, “Área de preservação”).

  • Indicar antes e depois usando cores diferentes (por exemplo, vermelho para problemas e verde para soluções).

Etapa 6 – Apresentação

  • Cada grupo explica a parte que construiu.

  • Destacar a importância de:

    • Não jogar lixo no arroio

    • Cuidar dos terrenos

    • Preservar áreas verdes

    • Planejamento urbano sustentável

Para deixar mais interativo, a maquete pode ser dividida em duas partes, lado a lado:

  • Lado esquerdo: situação atual (lixo, poluição, áreas degradadas).

  • Lado direito: proposta sustentável (limpeza, áreas verdes, rio preservado).

Observações: 

  • A maquete poderá ser feita em grupos mistos das turmas 71 e 72;

  • Nº de alunos: Individual, duplas e trios.

Registro das atividades:























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