segunda-feira, 15 de setembro de 2025

MAQUETES: Divisão Regional do Mundo em Países Desenvolvidos , Subdesenvolvidos e Emergentes.






 Projeto de Geografia – 8º Ano

Tema: Divisão Regional do Mundo em Países Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e Emergentes

Os alunos do 8º ano da EMEF Castro Alves desenvolveram maquetes a partir de estudos sobre as características e transformações espaciais mundiais no período pós-Guerra Fria.

O trabalho aprofundou-se no tema Divisão Regional do Mundo em Países Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e Emergentes, por meio de:

  • leitura de textos, pesquisas em livros didáticos e internet;

  • exibição de documentários;

  • palestras explicativas;

  • debates sobre as características socioespaciais dos diferentes países.

Com o auxílio e a orientação da professora de Geografia, os estudantes produziram maquetes temáticas, representando essa divisão mundial. Além disso, realizaram pesquisas descritivas sobre os países escolhidos, destacando suas principais características socioeconômicas.

As produções foram expostas na escola e integraram a Mostra Pedagógica da EMEF Castro Alves.

As maquetes foram elaboradas com materiais preferencialmente recicláveis, valorizando a criatividade dos alunos, promovendo a educação ambiental, democratizando o acesso aos recursos e reduzindo custos, já que esses materiais são de fácil obtenção.

O uso de materiais recicláveis também reforça a importância da preservação ambiental, uma vez que a escola está localizada em uma planície de inundação, próxima ao Arroio Cadena, na cidade de Santa Maria/RS, onde a limpeza de ruas e áreas ociosas é uma preocupação constante da comunidade.

Os alunos tiveram liberdade para escolher qual país representar e decidir se o trabalho seria desenvolvido individualmente ou em grupo.

Assim, as maquetes simbolizaram de forma criativa e consciente a Divisão Regional do Mundo em Países Desenvolvidos, Subdesenvolvidos e Emergentes.


















sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Maquetes de geografia sobre : Paisagem geográfica - Paisagem Natural e cultural

 Os alunos do 6º ano da escola EMEF Castro Alves desenvolveram maquetes e o estudos de referência sobre o tema , nas aulas de geografia, com o auxilio da professora  sobre a paisagem geográfica.

Os estudos iniciaram com uma palestra explicativa, seguida de leituras de livros didáticos, reportagens em revistas e pesquisa na internet de imagens e videos e documentários sobre AS DIVERSAS PAISAGENS TERRESTRES.

Além das maquetes  os alunos trabalharam na produção de cartázes, que ficaram expostos na escola, os trabalhos produzidos pelos alunos fizeram parte da Mostra Pedagógica da EMEF Castro Alves.

As maquetes foram feitas com materiais preferencialmente recicláveis, valorizando o trabalho e a criatividade dos alunos e promovendo a educação ambiental,visto que a escola está localizada em uma área de planicie inundável, próximo aos Arroio Cadena , na cidade de Santa Maria RS, dessa forma a manuteção da limpeza das ruas e das areas ociosas é uma preocupação da comunidade.

Os alunos puderem escolher qual paisagen iriam representar, se o trabalho seria feito de maneira individual ou grupo.

As maquetes representam Paisagens Naturais e Culturais:




























terça-feira, 12 de agosto de 2025

Cidade sustentável de Leonardo Da Vinci - Maquetes de Geografia

 EMEF CASTRO ALVES

Disciplina: Geografia

Professora: Micheline

Maquete: A cidade Ideal de Leonardo Da Vinci

REGRAS DA ATIVIDADE

  1. A atividade pode ser realizada de forma individual ou em grupo de até 4 pessoas.

  2. Formar os grupos

  3. Os grupos podem ser mistos com alunos dos 9ºs anos.

  4. Cada aluno deverá contribuir com materiais para a realização do trabalho.

  5. Os materiais usados deverão ser preferencialmente recicláveis.

  6. Evitar custos.

  7. Todos devem trabalhar na produção da maquete.

  8. Fotografar as etapas de produção da maquete.

A Cidade do Futuro

https://www.youtube.com/watch?v=fbdT99lQ8z4

https://www.youtube.com/watch?v=WnSOvNLx7E0

        Durante o séc. XV a Europa ainda se recuperava da peste negra, que aniquilou mais de um terço da população. Da Vinci notou que as cidades eram mais vulneráveis à praga em comparação com as áreas rurais, e a hipótese para essa causa era como as cidades foram construídas, com muitas vulnerabilidades.

       A solução era uma nova cidade futurista, totalmente concebida a partir de cima para baixo, para proporcionar as melhores condições sanitárias aos habitantes. A Cidade do Futuro de Da Vinci foi dividida em várias "camadas". Tudo o que foi considerado como sendo não higiênico seria localizado na camada inferior, para ser evacuado através de canais.     Cada parte da cidade iria desfrutar de água corrente graças a um sistema hidráulico complexo que também serviu como base do encanamento moderno.

     O resultado do planejamento da cidade foi maravilhoso, mas Da Vinci não encontrou patrocínio para ajudar na construção e concretização deste grande plano.


Maquetes produzidas nas aulas de Geografia , pelos alunos do 9º ano da EMEF Castro Alves com o tema Cidade Sustentável de Leonardo Da Vinci.






quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Maquetes sobre países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

 Atividade desenvolvida a partir dos objetos de conheciments sobre regionalização mundial pós Segunda Guerra Mundial  e durante a Guerra Fria.

  • Países Desenvolvidos
  • Países Subdesenvolvidos
  • Países Emergentes
Os alunos da EMEF Castro Alves,  na cidade de Santa Maria , RS, produziram nas aulas de geografia da profª Micheline as maquetes sobre os conceitos estudados.
As maquetes foram produzidas com material reciclável e alternativo, valorizando com conceitos de sustentabilidade e  preservação do meio ambiente.