terça-feira, 4 de outubro de 2011

Plano de aula sobre Fontes de Energia

Introdução

Trabalhar com fontes de energia é sempre uma nova descoberta, todos os dias surgem novas possibilidades  de geração de energia.
Buscar fontes alternativas, é um empreendimento econômico, social e ambiental; lucrativo e inovador.
No ensino médio os alunos devem plantar as primeiras sementes, dessa busca, pois eles formarão o conjunto de profissionais e de consumidores, que trabalharão e desenvolverão novas técnicas de produção e de consumo,desses  produtos.  

Objetivos

  • Construção do conhecimento;
  • Instigar o discente ao conhecimento;
  • Pesquisa bibliográfica
  • Inclusão digital
  • Leitura iconográfica
  • Interdisciplinariedade, através da contextualização de conceitos  geográficos, físicos, químicos,   e biológicos;
  • Produção de texto e noção de resumo;
  • Aproximar o educando da leitura  e da pesquisa bibliográfica.
 Metodologia
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Produção de resumo (destacar as características das matrizes energéticas, da geração de energia , os aspectos positivos e negativos e os impactos ambientais ).
  • Pesquisa na web de vídeos, para uso de referencia áudio-visual;
  • pesquisa na web de imagens e reportagens, para auxilio na produção do trabalho
  • Produção de panilhas eletrônicas através dos programas do Windows  ( power point) e do Linux( BrOffice), entregar em CD para profª;
  • Produção de vídeos (Movie Maker) para apresentação,  em data show ;
  • Seminário ( cada grupo defende e apresenta a sua matriz energética, destacando todos os pontos negativos e positivos, inclusive disponibilizando referencias bibliográficas ).
Avaliação

Todas as etapas serão avaliadas;
  • Resumo e postagem- 0,5 ( nota do grupo)
  • Planilha eletrônica- 1,0 (nota do grupo)
  • Vídeo-1,0 (nota do grupo)
  • seminário-2,0 (nota individual)
Tempo de duração: 3 hs/aula ( pesquisa )
 Cada turma terá 2hs/aula para apresentação e 2 hs/aula para o seminário.


Projeto: profª Micheline Budel
Execução: Profª Micheline Budel 




Nenhum comentário:

Postar um comentário