terça-feira, 27 de setembro de 2011

Avaliação - Seminário



INTRODUÇÃO:
Avaliação
Como sanar as lacunas de aprendisagem que surgem diariamente?
O que eu (professora) posso fazer, para explicar e trabalhar, aquele conteúdo que ficou para trás?
Será que aqueles alunos, que não conseguem responder as provas convencionais, não aprenderam nada?
Como avaliar o aluno"hiperativo", se ele não se concentra, e não consegue responder uma frase, com coerência?
O aluno deve ser obrigado a falar no seminário?
Como diminuir as dificuldades, de leitura e interpretação?
A leitura visual, é menos importante que a oral?
A leitura motora, é menos importante que a oral?
Essas e outras perguntas, eu me faço diariamente, refletir sobre a nossa pratica pedagógica, nos tira da condição de vitima  e nos coloca como sujeito da situação.
Não existe milagre, mas é possível rever os parâmetros de avaliação, tornando-os menos penosos para os professores e os alunos.
Há muitos anos eu trabalho com seminários, direcionados especialmente para o ensino médio,já tentei varias metodologias, afim de motivar a participação dos alunos, confesso que no começo a participação  é pequena, mas com o passar do tempo e com a insistência ( não deixo espaço para desculpas) da professora os alunos passaram a aderir a causa, e todos participam.
No ensino médio o seminário é um sucesso! Mesmo os que não gostam, participam.
Mas, e no ensino fundamental? Como fazer um seminário com as 5ª séries? Eles são IMPOSSÍVEIS! Falam todos ao mesmo tempo, perguntam sem parar, brigam, se xingam, fazem fofoca dos colegas, meu Deus... será que conseguem aprender o que eu "tento " ensinar.
Comecei a observar mais atentamente os meus alunos, principalmente os "danados" e constatei que eles aprendem de uma maneira diferenciada, assistem todos tipos de programas de televisão, navegam na internet, ouvem música, jogam vídeo game , se bobear fazem tudo isso ao mesmo tempo,  e adoram  ler os textos, do livro didático.
Resolvi então preparar um "seminário" para as 5ª e 6ª séries, talvez não seja um sucesso de audiência, mas é uma tentativa..., é a oportunidade dos falantes  e dos criativos ( que passam a aula inteira desenhando) serem avaliados de uma maneira mais justa.
E os "bons"? Esses andam praticamente sozinhos, se adaptam facilmente a qualquer tipo de avaliação  .
Micheline do Nascimento Budel
26/09/11- 14.45pm

Objetivos
  • Sanar as lacunas de aprendizagem;
  • Ouvir e debater sobre vários temas geográficos;
  • Propiciar o crescimeto do conhecimento;
  • respeitar os saberes de cada um;
  • Exercitar a disciplina;
  • Democratizar a avaliação.
  • Promover a autonomia do educando.

Etapas do Seminario
  • Leitura de Textos de Geografia Geral ;
  • Resumo dos textos no caderno;
  • Fazer um desenho no caderno sobre o tema de cada texto;
  • Estudar os textos;
  • Apresentação dos textos em "mesa redonda";
  • Debate sobre os textos;
  • Fazer um desenho sobre o tema, para exposição em painel.
Avaliação:
Valores:
  •  0,5- resumo
  •  0,5 - apresentação
  • 0,5- desenho
  • 0,5 postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário