quinta-feira, 2 de julho de 2020

Fases do capitalismo


Fases do capitalismo 


A Idade Moderna foi marcada pelos impactos sofridos no campo político, mas principalmente no econômico. A burguesia, classe que estava em ascensão e buscava prestígios, dava indícios de que iria conquistar cada vez mais espaços e participar ativamente das decisões de interesse público, coisa que era impossível na Idade Média.


Nobreza e burguesia se aliaram para investir nas expansões marítimas. Explorando os recursos naturais das colônias da América do Sul e África, as metrópoles ficavam cada vez mais ricas. 



Esse mercado lucrativo deu origem a um novo sistema econômico, o capitalista. Tal modelo econômico tem como objetivo principal a obtenção do lucro. As fases do capitalismo foram: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro.

Capitalismo Comercial



As fases do capitalismo foram marcadas por crenças diferentes. Na primeira fase, acreditava-se que a riqueza do mundo não poderia ser aumentada, mas redistribuída. Por isso, a necessidade de acumular riquezas, prática que ficou conhecida como mercantilismo. 

No Capitalismo Comercial, a manufatura, sistema de produção em que o trabalho é feito de forma artesanal e fragmentada, tornou-se meio de trabalho. Muitas fábricas e estabelecimentos comerciais do período contratavam os trabalhadores para realizar serviços da manufatura. 

Principais características do Capitalismo Comercial ou Mercantil:

• Monopólio comercial;
• Protecionismo;
• Balança comercial favorável; 
• Metalismo;
• Controle estatal da economia.
Assista a vídeo aula sobre capitalismo comercial:




Nenhum comentário:

Postar um comentário