quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Religião Afro e Protestante

  1. Quais são as principais religiões afros?
  2. Quais são os preceitos dessas religiões( crenças, deuses, oferendas,leis)?
  3. As religiões afros são praticadas no Brasil?Quais?
  4. Quais são as principais religiões protestantes?
  5. Qual as origens dessas religiões?
  6. Quais são as religiões mais praticadas no Brasil?
  7. Existe Preconceito religioso no Brasil?

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pesquisa sobre doação de orgãos

  1. Quem pode ser doador?
  2. Quais os critérios para ser um doador?
  3. Quem não pode doar?
  4. Quais as dificuldades de uma doação de orgãos?
  5. É importante ser um doador de orgãos?
  6. Quais orgãos e tecidos podem ser doados?
  7. Por que  a familia deve ser avisada se eu for um potencial doador de orgãos?
  8. O que morte encefálica?
  9. Por que o doador, com morte encefálica deve fazer anestesia?
  10. Quais transplantes de orgãos , podem ser feitos de um doador vivo para o outro?
  11. Quais são os transplante mais dificeis de encontrar doador?  

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

atmosfera - tele curso noções básicas

http://www.apolo11.com/

  1. O que são furacões?
  2. Quais são as regiões mais quentes da Terra?
  3. O que são massas de ar?
  4. O que são tornados? Está acontecendo algum tornado neste momento?
  5. Por que os furacões tem nome de pessoa?
  6. O que é pressão atmosférica?
  7. Qual é a previsão do tempo para os próximos dias? 
  8. Em quais regões do planeta a pressão atmosférica é maior? por que?
  9. O que é Sol da Meia-Noite?Por que ocorre este  fenômeno?  
  10. Explique o fenômeno da Aurora Boreal.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Eu curto a vida, não curto álcool

  1.  Quais são as causas do alcoolismo na adolescência?
  2. Quais as consequências do alcoolismo?
  3. O que as religiões fazem para ajudar os doentes?
  4. Assista o video e reflita.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Seminário- Rio + 20 - Textos e reportagens



  • Cada grupo deve escolher uma das reportagens abaixo;
  • As reportagens não podem ser repetidas, por isso poste os nomes dos participantes do grupo e cite o texto escolhido.
  • Prepare-se para o seminário de maneira individual e coletiva;
  • Faça uma resenha critica sobre a reportagem escolhida;
  • Faça uma conclusão sobre o seminário e sobre a Rio + 20;
  • Valores: Seminário-20; Resenha-0,5; Conclusão- 0,5.  

  1. A marca humana
  2. O Imperador visionário
  3. Luz na escuridão dos mares
  4. A conspiração dos verdes
  5. Como proteger a Amazônia
  6. Gente, um tabu que precisa ser enfrentado
  7. Quem vai pagar a conta?
  8. ONU- Energia para todos

terça-feira, 22 de maio de 2012

Avaliação sobre Neocolonialismo europeu e Guerra Fria


Nome:
Turma:
1.       Marque “V” Nas afirmativas verdadeiras e “F” nas falsas.
a)      O Brasil é um Estado. (   ) 
b)      O Território de um país é formado apenas pelo solo continental. (   )
c)       Algumas nações não possuem território. (   )
2.       Observe o mapa do continente africano e explique o imperialismo europeu.
 


3.       
Observe a charge e explique a Guerra Fria.

 


4.       O que é o terrorismo?

5.       Diferencie o terrorismo “antigo” do que é praticado atualmente.


6.       Relacione as colunas:
a)      ETA                       (  ) Conflitos entre católicos e protestantes
b)      IRA                        (  ) Líder terrorista da Al Qaeda          
c)       Bin Laden             (  ) Atentado terrorista no Brasil
d)      Bomba no Riocentro      (   ) Reivindicava a independência do país Basco.

7.       O que é globalização?

8.       Por que a globalização aumenta o desemprego?


9.       Qual a importância do turismo na era da globalização?

10.   Cite cinco problemas ambientais  globais.


11.   Complete o mapa dos continentes.
8) Escreva no mapa:
a)      Nome dos continentes:
b)      O nome dos Oceanos:
c)       Os Paralelos
d)      O Mediano
Pintem de cores diferentes os continen


Espaço Geográfico


Nome:_________________________ Turma:
Disciplina: Geografia
Profª. Micheline do Nascimento Budel
Avaliação de Geografia
1)    Os elementos que formam a paisagem geográfica são:
a)    Naturais
b)    Culturais
c)    Vegetais
d)    Naturais e culturais
e)    Naturais e vegetais
2) Faça um desenho evidenciando as alterações da paisagem feitas pelo homem.




3) Escreva  “C” nos elementos  culturais e “N” nos elementos naturais.
a)    Casa ______________
b)    Ponte _____________
c)    Floresta___________
d)    Plantação de feijão____________
e)    Montanhas_______________
        4) Cite quatro atividades econômicas
         5) Relacione as colunas:
a)      Lojas                                     (    ) Prestação de Serviço
b)      Plantações                           (    ) Agricultura
c)       Criação de gado                   (     ) Pecuaria    
d)      Shopping Center                  (    ) Comércio                       
e)      Professor /Médico                 (     ) Industria       
f)       Extração de ouro e prata     (     ) Extrativismo Animal     
g)      Caça                                         (    ) Extrativismo mineral
h)      Fabrica de carros                   (    ) Extrativismo vegetal
6) Dê um exemplo de como o homem altera a paisagem geográfica , através do seu trabalho.

7) Represente através de um desenho a resposta da questão n ° 6.


8) Atividades Cartograficas:
a)      Pinte  e identifique os oceanos
b)      Pinte de cores diferentes os continentes
c)       Crie uma legenda identificando os continentes através das cores
d)      Qual o titulo do mapa


Fonte: Banco de imagens do google

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O valor do Estudo

Estudo Errado

Gabriel O Pensador

Estudo Errado - Gabriel O Pensador
Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada
Refrão
Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...
Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora se não eu perco o meu emprego.

1) Qual a mensagem do texto?
2) Para voce é importante estudar? Justifique.
3) O que representa a escola na sua vida?
4)  A escola é atraente para os alunos?
5) Qual a sua opinião a respeito do que se ensina enm sala de aula?
6) A escola de hoje é igual a que os seus pais estudaram? justifique.
7) Você estuda por obrigação ou porque considera o estudo importante? justifique.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Quais caminhos a seguir. Sexualidade



         Escolher por quais caminhos seguir e que decisões tomar é difícil em qualquer fase da vida.  Durante a juventude tomar decisões e fazer escolhas são grandes tormentos, gerando dúvidas e conflitos. Quando o assunto é a sexualidade as dúvidas parecem ser ainda maiores.           O comportamento do jovem mudou nos últimos anos, a sexualidade é vista de maneira bastante banalizada, assim como também os relacionamentos afetivos. A aparente liberdade gera conflito, principalmente entre os jovens que estão vivendo um momento de transição entre a adolescência e a vida adulta.            Seguir os valores herdados da família, ou assumir o comportamento adotado pelo grupo? Essa segundo Ana Cláudia Bortolozzi Maia, professora do departamento de Psicologia da Unesp de Bauru é uma dúvida muito freqüente entre os jovens. Ela ressalta que para se sentirem inseridos no grupo, os jovens adotam comportamentos, como consumir bebidas alcoólicas e drogas ou assumir determinados comportamentos sexuais, sem estarem de fato conscientes dessas atitudes e, portanto, preparados para as possíveis conseqüências dessas escolhas. É preciso refletir sempre os “porquês” das nossas atitudes, especialmente quando elas exigem responsabilidades pessoais e sociais.
            Atualmente, os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo. A sexualidade tem sido discutida de forma mais “aberta”, nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes. Entretanto, segundo a professora Ana Cláudia, essa aparente “liberdade sexual” não torna as pessoas mais “livres”, pois ainda há bastante repressão e preconceito sobre o assunto. Além disso, as regras de como devemos nos comportar sexualmente prevalecem em todos os discursos, o que torna uma questão velada de repressão.
            Ela cita a questão da virgindade feminina, que antes era supervalorizada e hoje é vista como um problema para muitas meninas. Muitas garotas iniciam a vida sexual de forma precipitada, mais para responder a uma exigência do grupo do que a uma escolha pessoal, o que as tornam menos propensas a assumir as responsabilidades que uma vida sexual ativa requer.  Ana Cláudia explica que essa cobrança do grupo, também é vista como um tipo de repressão, pois parece que hoje as pessoas perderam a possibilidade de assumir ‘ser’ ou ‘não ser’ virgem, diante da cobrança do grupo social. Outro exemplo diz respeito às cobranças exigidas ao papel feminino. Atualmente, cobra-se da mulher a entrada no mercado de trabalho, e por conseqüência isso pode resultar em uma maior autonomia. Mas, apesar disso, ainda  hoje é exigido também da mulher que ela se case, tenha filhos e seja uma boa mãe.  Ter que se casar ou ter filhos parecem condições inerentes à felicidade pessoal. A mulher que tem uma opção de vida diferente dessa é vista como infeliz.            Outro exemplo ainda, diz respeito aos relacionamentos amorosos. Na década de 80 surge a expressão “ficar com”. Essa expressão representa uma nova condição de relacionamento em que as pessoas irão manter contatos físicos e afetivos durante um curto tempo, sem que isso signifique um vínculo duradouro. O “ficar com”, apesar de aparentar uma grande liberdade sexual está repleto de regras. Essas regras dependem do grupo social (idade, classe social e educacional) e momento histórico. Ana Cláudia considera esse comportamento um avanço nas relações afetivas, pois acredita que há uma maior possibilidade de escolher parceiros e de experimentar as sensações prazerosas do toque com o outro, sem que esse relacionamento necessariamente leve ao “casamento”. Isso, para ela, é um fator importante no desenvolvimento afetivo do jovem. No entanto, alerta para uma possível banalização das relações, quando jovens ficam com “usando o outro como objeto”, o que muitas vezes pode provocar frustrações para ambas as partes envolvidas.            O jovem do século XXI é visto como livre, bem informado, “antenado” com os acontecimentos, mas as pesquisas mostram que quando o assunto é sexo há muitas dúvidas e conflitos. Desde dúvidas específicas sobre questões biológicas, como as doenças sexualmente transmissíveis, até conflitos sobre os valores e as atitudes que devem tomar em determinadas situações.
            Apesar de iniciarem a vida sexual mais cedo, os jovens não têm informações e orientações suficientes. A mídia, salvo exceções, contribui para a desinformação sobre sexo e a deturpação de valores. A superbanalização de assuntos relacionados à sexualidade e das relações afetivas gera dúvidas e atitudes precipitadas. Isso pode levar muitos jovens a se relacionarem de forma conflituosa com os outros e também com a própria sexualidade.
            Existe muita preocupação por parte dos jovens em entrar em um padrão. Tanto meninas quando meninos, ainda reproduzem o comportamento machista de anos atrás.  Para a professora Ana Cláudia as garotas ainda sonham com um “príncipe encantado” (que seja um bom partido: fiel e bem sucedido na vida) e os garotos com uma “bela princesa” (que seja adequada aos padrões de beleza física, com indícios de uma futura boa dona de casa e mãe de família, mesmo que possa almejar o mercado de trabalho). Essas expectativas retratam determinadas características, que só reproduzem a repressão e o machismo, que atualmente se encontra mascarado. Os jovens, de maneira geral, ainda se preocupam em seguir padrões de comportamento. Ana Cláudia ressalta que ainda que sociedade imponha um certo tipo de comportamento sexual e afetivo considerado normal, o que dever ser levado em conta é o bem estar de cada um.
Enfim, hoje existe uma aparente liberdade sexual. Ao mesmo tempo em que as pessoas são, em comparações há anos anteriores, mais livres para fazer escolhas no campo afetivo e sexual, ainda há muita cobrança por parte da sociedade, e esta cobrança acaba sendo internalizada, e assim as pessoas acabam assumindo comportamentos e valores adotados pela maioria.         Apesar da necessária identificação com o grupo, para que nos reconheçamos no outro, todos nós temos as nossas individualidades que devem ser respeitadas.  Devemos refletir que nossas atitudes refletem nossa história pessoal de educação sexual, repleta de valores e concepções. Parece arriscado assumir comportamentos apenas para seguir os padrões, por considera-los certos, sem refletir sobre eles. Seria melhor se vivêssemos de acordo com nossos valores, mas sempre tendo consciência das responsabilidades das escolhas que fazemos, não só durante a juventude, mas ao longo de toda a vida. Você já pensou sobre isso?  Ana Cláudia Bertolozzi Maia, professora do departamento de psicologia da Faculdade de Ciências, da Unesp campus de Bauru.

Fonte:http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/sexualidade/sexualidade_texto_html.htm
 1- A liberdade sexual é igual para os dois gêneros? Justifique.

2 - Os pais devem interferir nas relações afetivas dos filhos?
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3 - Na sua opinião sexualidade deve ser debatido na escola? Justifique.


4 - De maneira geral, como os jovens vivenciam os seus relacionamentos afetivos? Explique.
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segunda-feira, 26 de março de 2012

Mães Más

MÃES MÁS
Publicado em 5/10/2006
Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra
JesusSite

O texto abaixo foi entregue pelo professor de Ética e Cidadania da escola Objetivo/Americana, Sr. Roberto Candelori, a todos os alunos da sala de aula para que entregassem à seus pais. A única condição solicitada pelo mesmo, foi de que cada aluno ficasse ao lado dos pais até que terminassem a leitura. Nos dias de hoje, sementes plantadas como a deste professor, creio que devem ser repassadas, afinal, o futuro pertence às nossas crianças e somos nós que as orientamos para a vida! Boa leitura à todos!

O Referido texto foi publicado recentemente por ocasião da morte estúpida de Tarcila Gusmão e Maria Eduarda Dourado, ambas de 16 anos, em Maracaípe - Porto de Galinhas. Depois de 13 dias desaparecidas, as mães revelaram desconhecer os proprietários da casa onde as filhas tinham ido curtir o fim de semana. A tragédia abalou a opinião pública e o crime permanece sem resposta.


Um dia, quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:

- Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.

- Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.

- Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: "Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar".

- Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês, duas horas enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.

- Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.

- Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.

- Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram). Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.

Estou contente, venci. Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhes dizer:

- "Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo...".

As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos que comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. E ela nos obrigava a jantar à mesa, bem diferente das outras mães que deixavam seus filhos comerem vendo televisão. Ela insistia em saber onde estávamos à toda hora (ligava no nosso celular de madrugada e "fuçava" nos nossos e-mails). Era quase uma prisão! Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia, que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela "violava as leis do trabalho infantil". Nós tínhamos que tirar a louça da mesa, arrumar nossas bagunças, esvaziar o lixo e fazer todo esse tipo de trabalho que achávamos cruéis. Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata! Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar).

Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência:

- Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.

FOI TUDO POR CAUSA DELA!

Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "PAIS MAUS", como ela foi. EU ACHO QUE ESTE É UM DOS MALES DO MUNDO DE HOJE: NÃO HÁ SUFICIENTES MÃES MÁS!

Fonte: www.jesussite.com.br