EMEF CASTRO ALVES
Disciplina: Geografia
Professora: Micheline
Maquete: A cidade Ideal de Leonardo Da Vinci
REGRAS DA ATIVIDADE
A atividade pode ser realizada de forma individual ou em grupo de até 4 pessoas.
Formar os grupos
Os grupos podem ser mistos com alunos dos 9ºs anos.
Cada aluno deverá contribuir com materiais para a realização do trabalho.
Os materiais usados deverão ser preferencialmente recicláveis.
Evitar custos.
Todos devem trabalhar na produção da maquete.
Fotografar as etapas de produção da maquete.
A Cidade do Futuro
https://www.youtube.com/watch?v=fbdT99lQ8z4
https://www.youtube.com/watch?v=WnSOvNLx7E0
Durante o séc. XV a Europa ainda se recuperava da peste negra, que aniquilou mais de um terço da população. Da Vinci notou que as cidades eram mais vulneráveis à praga em comparação com as áreas rurais, e a hipótese para essa causa era como as cidades foram construídas, com muitas vulnerabilidades.
A solução era uma nova cidade futurista, totalmente concebida a partir de cima para baixo, para proporcionar as melhores condições sanitárias aos habitantes. A Cidade do Futuro de Da Vinci foi dividida em várias "camadas". Tudo o que foi considerado como sendo não higiênico seria localizado na camada inferior, para ser evacuado através de canais. Cada parte da cidade iria desfrutar de água corrente graças a um sistema hidráulico complexo que também serviu como base do encanamento moderno.
O resultado do planejamento da cidade foi maravilhoso, mas Da Vinci não encontrou patrocínio para ajudar na construção e concretização deste grande plano.
Maquetes produzidas nas aulas de Geografia , pelos alunos do 9º ano da EMEF Castro Alves com o tema Cidade Sustentável de Leonardo Da Vinci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário