quinta-feira, 4 de junho de 2020

Regionalização Econômica e Política: Países Capitalista e Países Socialista



Regionalização Econômica e Política:

Países Capitalista e Países Socialista

O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro.

São características clássicas do capitalismo:

  • Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
  • Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
  • Economia de mercado: Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias.
  • Divisão de classes: De um lado está uma minoria denominada "capitalista" ou donos dos meios de produção e de capitais (patrão); e do outro lado a maioria chamada "proletários", pessoas que vendem sua força de trabalho(empregado) em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc.
O Socialismo é um sistema econômico e politico que faz oposição ao capitalismo.

O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes.

São características do socialismo:
  • Meios de produção socializados: No socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado.
  • Inexistência de sociedade dividida em classes: Todos trabalham em conjunto e com o mesmo propósito: melhorar a sociedade. Por isso não existem empregados nem patrões.
  • Economia planificada e controlada pelo Estado: o Estado realiza o controle de todos os segmentos da economia e é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle dos preços e etc.



Observe o mapa , não precisa copiar.

Exemplo de países capitalistas:Holanda, Nova Zelândia, EUA, França, Reino Unido, Brasil, Alemanha Ocidental, Austrália, Portugal, Espanha...

Exemplo de países socialistas: Cuba, China Coreia do Norte.
1- Anote as principais características do capitalismo e socialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário