terça-feira, 29 de abril de 2014

Exercícios de coordenadas geográficas para 6º Ano






 1)Dê as coordenadas geográficas dos pontos
A-lat 15º N Long 45º O
B-Lat 60º S Long 15º O
C- Lat 30º S Long 30º L
D Lat 30º N Long 90º L
E Lat 45º S Long 75º O
I. Lat 45º S Long 75º L
Quais pontos encontram-se no hemisfério oeste?_C,H,I,D,J
II.       Quais pontos localizam-se no hemisfério leste?A,F,E,B
III.       Quais pontos localizam-se no hemisfério Norte?A,G,H,D
IV.    Quais pontos localizam-se no hemisfério Sul?C,E,B,I,J
2)   Complete o globo escrevendo o nome dos paralelos e do meridiano principal.
2.1)Pinte de azul as regiões frias;
2.2)pinte de verde as regiões temperadas;
23)pinte de laranja as regiões quentes.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tráfico Humano

Leia os textos explicativos sobre trafico humano:
Texto 1:

Tráfico Humano



Tráfico Humano
Tráfico humano: um crime aos direitos humanos


O tráfico humano, também chamado de tráfico de pessoas, é uma das atividades ilegais que mais se expandiu no século XXI, pois, na busca por melhores condições de vida, muitas pessoas são ludibriadas por criminosos que oferecem empregos com alta remuneração. Esses “agentes” atuam em escala regional, nacional e internacional, privando a liberdade de indivíduos que sonham um futuro melhor.

De acordo com o Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em especial de Mulheres e Crianças, o tráfico humano é caracterizado como: “o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.”

Portanto, o tráfico de pessoas consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar, privar vidas, ou seja, é uma forma de violação dos direitos humanos. Normalmente, as vítimas são obrigadas a realizar trabalhos forçados sem qualquer tipo de remuneração – prostituição, serviços braçais, domésticos, em pequenas fábricas, entre outros –, além de algumas delas terem órgãos removidos e comercializados.

As vítimas já chegam endividadas ao destino de “trabalho”, pois elas têm que pagar aos traficantes valores elevadíssimos referentes à viagem, hospedagem, documentação, alimentação, roupas, etc. O problema é que essa dívida, através da cobrança de juros altos, toma proporções de forma que nunca poderá ser paga. Sendo assim, os criminosos passam a ameaçar e torturar os “devedores”.

As mulheres são o principal alvo, pois o retorno financeiro para os traficantes é maior, visto que a prostituição, atividade mais desenvolvida por pessoas do sexo feminino, é o destino de 79% das vítimas do tráfico humano. O trabalho forçado, exercido por homens, mulheres e crianças, representa 18%. Essa atividade movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, privando a vida de mais de 2,5 milhões de pessoas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Texto 2: