quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Avaliação de geografia - recuperação paralela

Avaliação de Geografia
Nome:
Professora: Micheline Budel
1)      A região sudeste é formada por quais estados?
____________________________________________
2)      Por que o Brasil é dividido em regiões? Dê exemplos.
____________________________________________
3)      Marque a alternativa correta:
a)      Em qual dos complexos regionais seu estado está situado? 
                                                        I.            Centro-sul
                                                      II.            Nordeste
                                                    III.            Amazônia
b)      Foi a primeira região a ser colonizada, no período colonial teve grande desenvolvimento econômico e político.
                                                        i.            Sudeste
                                                      ii.            Sul
                                                    iii.            Norte
                                                     iv.            Nordeste
4)      Marque (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas Falsas.
ü  A zona Franca de Manaus foi criada para desenvolver a economia da região.
(   )
ü  A SUDENE é um órgão criado para desenvolver a economia sustentável do Nordeste. (   )
ü  O Centro- Sul é a macro-região menos industrializada do Brasil (   )
5)      Relacione as colunas:
(1 ) Santa Catarina                              (   ) AL
(2) Sergipe                                             (   ) RJ
(3)São Paulo                                          (   ) SC
(4) Alagoas                                             (   )SE
(5) Rio de Janeiro                                  (   ) SP
6)      Atividades Cartográficas


                                  i.            Pinte de cores diferentes as regiões e complete a legenda.
                                ii.            Pinte e localize o Oceano que banha o Brasil.
                              iii.            Escolha 4 estados e identifique as suas capitais.
                               iv.            Identifique a capital brasileira (Distrito Federal).

7)      Escolha um estado brasileiro e faça um pequeno texto evidenciando as suas características físicas e econômicas.

Recuperação Paralela de Geografia do Brasil


Plano de Aula
Objetivo geral: Sanar as dificuldades de aprendizagem  em geografia do Brasil.


Objetivos específicos:
  • Trabalhar conceitos básicos de geografia (clima, relevo, vegetação, hidrografia), transformações sociais e economia.
  • Desenvolver atividades cartográficas, de localização e regionalização do Brasil.
  • Ressaltar a importância da interdependência dos elementos geográfico .
  • Inclusão digital
  • Leitura e interpretação;
  • Incentivar o aluno a desenvolver a sua autonomia, através da apresentação do seu trabalho.  
Metodologia:


Como montar os slides
  1. Titulo
  2. Clima
  3. Relevo
  4. vegetação
  5. Hidrografia
  6. População
  7. Economia
  8. Principais Cidades
  9. Conclusão
OBS: Os slides devem ter textos, imagens e mapas.
Metodologia: Pesquisa na Web( biblioteca digital e acervo de imagens)
 Avaliação:


  • Montagem dos slides.
  • Apresentação.
  • Avaliação escrita 



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Avaliação sobre o capitalismo e socialismo. Exercícios com repostas

Avaliação de Geografia                   
        01.  Marque (C) para Capitalismo e (S) para Socialismo.         
a)     As atividades econômicas visam principalmente o lucro (c  )
b)    Concorrência entre comerciantes estimulam as compras e o consumo (c)
c)    Emprego Público para todos ( s  )
d)    Todos têm os direitos sociais garantidos pelo o governo ( s  )
e)    A economia era planejada para atender as necessidades básicas da população. ( s   )
f)     Os meios de produção pertencem ao Estado. (s   )
02.  Cite duas características da guerra fria:
1________________________________________________________________
2________________________________________________________________
Respostas:
 corrida armamentista, luta ideológica, batalha nuclear, etc...

                                        
     03. Relacione as colunas:
(A)   Capitalismo Comercial          Revolução Industrial (C   )
(B)   Capitalismo Financeiro         Mão de obra assalariada (  C)
(C)   Capitalismo Industrial           Ações na bolsa de valores (  B )
                                                   Expansão marítima ( A   )
                                                                    Acumulação de capitais pela burguesia. (A   )
         04. Marque (D) para países Desenvolvidos e (S) para países Subdesenvolvidos.
A)     Alto índice de submoradias (S)
B)     A maior parte da população pertence à classe média. ( D  )
C)     Dominação econômica e tecnológica (   D)
D)     Amplo acesso as necessidades básicas (   D)
E)      Países com baixo IDH ( S  )
F)      Países Africanos. (S   )
G)     Austrália (D   )
H)     Baixo padrão de consumo. (  S)
        05. Atividades cartográficas
A)     Localize os oceanos que banham o continente Americano. Atlântico e Pacifico
B)     Localize o Brasil. América do sul
C)     Localize no mapa e complete na lacuna, 2 países capitalistas desenvolvidos. Estados Unidos e Canada( América do Norte)
D)     Localize no mapa e complete na lacuna um País socialista. Cuba (América Central Insular)
E)      Localize no mapa e complete na lacuna os países que não fazem fronteira com o Brasil. Chile e Equador
               
06. Observe a charge e faça um pequeno sobre o capitalismo no mundo
hoje, dando ênfase para diferenças sociais entre os países.


Resposta: Subjetiva