quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Para o Ensino Médio

Bem-Vindo ao "Sarneyquistão"


Veja 29 de junho de 2011, pág.79.
  1. Após a leitura da reportagem, responda as questões.
a) Que  relação(ões) o autor estabelece entre o Sarneyquistão e as ex-republicas soviéticas?

b) Há 46 anos, a família Sarney encontra-se  no governo do estado do Maranhão, poderia se afirmar que esse estado vive uma "espécie de ditadura" política? Justifique a sua resposta.

c) Faça um pequeno texto relacionando os programas sociais, a pobreza extrema, a política e a economia do Maranhão.

d) Relacione a dificuldades econômicas e sociais maranhenses com a 'industria da seca".

e) O estado do Maranhão já foi um dos estados mais prósperos do Brasil. Transcreva a parte do texto que faz essa menção.

f) Segundo o autor quais as causas do atraso maranhense?  

g) O que o autor do texto quis dizer com "sarnopotismo"?

h) Qual a renda per capita do Maranhão?Explique o que isso representa?

I) Faça um comentário sobre o IDH maranhense.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Avaliação de geografia - 5ª série

Avaliação de geografia


Professora: Micheline do Nascimento budel


1) Quais são os planetas que fazem parte do sistema solar?
a. _____________ e.__________________
b. _____________ f.__________________
c. _____________ g.__________________
d. _____________ h.__________________
2) Complete o desenho:


Fonte: banco de imagens do Google


3) Faça um desenho bem colorido sobre a biosfera, exaltando a sua importância para o homem e para a sobrevivência de Toda a Sociedade.




4) De que maneira o Ser humano modifica o Planeta?
_____________________________________________
5) Marque a alternativa correta:


a) O movimento responsável pela sucessão dos dias e das noites...
i. Translação
ii. Rotação
iii. Meteorização


b) O planeta Terra é ligeiramente achatado nos pólos. Esse formato é denominado é:
i. Arendondóide
ii. Geóide
iii. Ovulado


6) Leia o texto com atenção:
O aquecimento da Terra
       Devido ao seu eixo de inclinação, a Terra não recebe a mesma quantidade de calor em todos os seus pontos, por isso em alguns lugares, o calor do sol pode demorar até seis meses para chegar, como é o caso dos pólos norte e sul. Os lugares próximos a linha do equador, são os pontos mais aquecidos da terra (lembra do calor da Amazônia?).
À medida que nos afastamos do Equador o calor vai diminuído, e os climas vão se tornando mais amenos, entre os trópicos predomina o clima tropical que é sempre quente, nas zonas temperadas norte e sul o clima chama-se temperado, com quatro estações bem definidas (no inverno sempre cai neve).
Micheline Budel


a) Por que os pólos norte e sul são tão frios?
____________________________________
b) Cite um lugar que recebe grande quantidade de luz solar. Como é o clima desse lugar?
____________________________________
c) Qual a localização do clima Temperado (faça um desenho)? Quais são as características desse clima?
____________________________________


7) Explique como a Terra surgiu.
____________________________________

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Plano de aula para 8ª série sobre blocos econômicos , cultura, e meio ambiente.

Objetivo geral: Trabalhar sobre  o que é globalização,e os seus efeitos, na cultura  e no meio ambiente.
Objetivos específicos: 
  • Estudar os conceitos de globalização e a formação de blocos econômicos:
  • Pesquisar sobre os aspectos positivos e negativos da globalização;
  • Avaliar os efeitos da globalização no meio ambiente;
  • Pesquisar sobre as medidas mitigadoras que os governos e a sociedade vem adotando para diminuir os efeitos negativos da economia globalizada.
  • Inclusão digital
  • Leitura e interpretação;
  • Incentivar o aluno a desenvolver a sua autonomia, através da apresentação do seu trabalho.  
Metodologia:
  • Aula expositiva;
  • Exploração do livro texto;
  • Análise dos mapas específicos;
  •  Resumo dos pontos mais importantes;
  • Produção de slides
  • Pesquisa na web de imagens.
  • Apresentação do trabalho e conclusão.
Avaliação:
    • Produção de slides;
    • Apresentação;
    • atividades
    Atividades sobre globalização e blocos econômicos
    1. O que é a Alca?
    2. Quais são os objetivos da Alca?
    3. A Alca favorece  todos os países membros?Explique.
    4. Quais são os blocos econômicos existentes na América?
    5. Qual a finalidade do Mercosul? 
    6. Quais são os países que fazem parte do Mercosul?
    7. Qual o papel da Venezuela no Mercosul?

    sexta-feira, 1 de julho de 2011

    Atividades sobre o vulcão chileno

    1. Qual o vulcões se encontra em erupção na América Latina?
    2. Em que país ele se localiza?
    3. Quais as consequências das erupções vulcânicas?
    4. Por que os vulcões entram em erupção?
    5. Por que os vulcões expelem cinzas?Quais são os prejuízos que as cinzas causam?