quinta-feira, 30 de junho de 2011

Países da América do sul

Atividades :
  • Pesquisar as características geográficas dos países da América da América do Sul ;
  • Reconhecimanto das peculiaridade de cada país;
  • Análise e confronto das diveridades, promovendo o debate e a reflexão critica do educando;
  •  Leitura e interpretação cartográfica e iconográficas;
  • Localização dos países. 
Como montar os slides
  1. Titulo
  2. Clima
  3. Relevo
  4. vegetação
  5. Hidrografia
  6. População
  7. Economia
  8. Conclusão
OBS: Os slides devem ter textos e imagens
Metodologia: Pesquisa na Web( biblioteca digital e acervo de imagens)
Duração: 3 módulos (30/06/11, 07/07/11 e 14/07/11)
Apresentação: 14/07/11

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Exercicios de geografia do Brasil - 6ª série

1) Marque a alternativa correta:
 O Brasil localiza-se nos hemisférios:
a) Norte e oeste.
b) Maior parte no hemisfério sul e a oeste de Greenwich.
c) No hemisfério Sul e a leste de Equador.
d) No oriente a ao norte do Japão.
e) No Ocidente e ao norte de Greenwich.
2) Marque v (verdadeiro) e F (falso) ao lado das afirmativas.
a) O Brasil é o 4° maior país do mundo. ( )
b) A maior parte do território brasileiro está localizada na zona térmica tropical. ( )
c) As temperaturas mais baixas estão localizadas na zona temperada sul. ( )
3) Porque o Brasil apresenta climas e paisagens variadas?
______________________________________________
4) Cite os pontos extremos do Brasil;
a) Norte:
b) Sul:
c) Leste:
d) Oeste:
5) Qual a importância das atividades econômicas (cana de açúcar, mineração, drogas do sertão, charqueadas...) na formação do território brasileiro?
_________________________________________
Por que os portugueses resolverão colonizar o Brasil?
__________________________________________
8) Se em São Paulo são 12h, que horas são em Porto Alegre?
9) Se em Fernando de Noronha são 8h, que horas serão em Manaus?
10) Se em Rio Branco são em 22h, que horas serão em Curitiba?

Observe o mapa e responda:

Fonte google
11) Explique o tratado de TORDESILHA:
12)   Por que foi assinado o Tratado de Tordesilhas? 
13)      Quais nações assinaram este tratado?
      14) O Tratado de Tordesilhas foi respeitado ? Por que?


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Poluição Atmosférica: Videos, animações e sugestão de atividades

Lixo

 chuva ácida
ilhas de Calor
Aquecimento Global
El niño e La ninã
conclusão
  • Trabalho em grupos de 2 ou 3 alunos.
  • Temas: El niño, La niña, Chuva ácida, Lixo, Desmatamento, Poluição das Águas, Ilhas de Calor e Aquecimento Global.
  • Questões a responder: 
  1. O que é?
  2. Quais as causas?
  3. Quais as consequências para o planeta?
  4. Quais as consequências para a sociedade?
  5. O que as autoridades estão fazendo para amenizar o problema?
  6. Localização do tema (tema).
  7. O que eu posso fazer para melhorar?
  • O trabalho deve ter imagens, áudio, conclusão e fonte.
  • Valor da avaliação: 2,0 pontos os slide (nota grupo) e 1,0 apresentação (nota individual).
  • OBS: O aluno que não  apresentar o trabalho, terá o valor da avaliação escrita acrescida em 1,0. 
  • Apresentação dos trabalhos:

    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    Plano de aula sobre placas tectônicas

    Plano de aula de Geografia


    Placas Tectonicas

    • Plano deAula teórica sobre a formação da Terra e a dinâmica das Placas tectônicas;
     Exibição dos vídeos Poeira Das estrelas nº8 e nº9; http://www.youtube.com/watch?v=bL6ESY6tcI4
    ž Exploração do site 
    http://www.apolo11.com/terremotos.php

    • Debate  sobre os videos e sobre os conteúdos estudados.
     Objetivos

    • -Compreender a dinâmica da formação da Terra;
    •  -Contextualizar a geografia física com a organização da sociedade moderna.
    • -Inclusão digital dos alunos.
    • -Motivar os alunos ao uso de novas tecnologias.

    Avaliação
     Os alunos participaram ativamente da aula, explorando outros videos sobre o assunto,buscando imagens relacionadas ao tectonismo 

    AULA DE GEOGRAFIA 5ª SÉRIE

    • Aula teórica sobre a formação da Terra e a dinâmica das Placas tectônicas;
    • Exibição dos vídeos Poeira Das estrelas nº8 e nº9; http://www.youtube.com/watch?v=bL6ESY6tcI4
    • Exploração do site http://www.apolo11.com/imagens/header_monitor_de_terremotos.gif
    • Debate sobre os videos e sobre os conteúdos estudados.